Costacurta - Soluções Contra Incêndio
11 99961-9403 Contato
Soluções

Obtenção do AVCB

O que é o AVCB?

O Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) é um documento utilizado para comprovar a estabilidade e segurança dos edifícios em casos de incêndio.

O processo passa por aprovação de projeto técnico e vistoria realizada pelo Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo.

O AVCB surgiu em 1983, através de decreto-lei estadual. Em período histórico imediatamente anterior, caracterizado pelo fenômeno da “verticalização” dos grandes centros, a ótica da “prevenção e planejamento” no combate aos incêndios ganhou força e intensidade, principalmente após a ocorrência de grandes tragédias como a dos edifícios Joelma (1974) e Grande Avenida (1981).

Atualmente, o Decreto Estadual nº 63.911, de 10.12.2018, regulamenta os assuntos pertinentes à obtenção, validade, estrutura e penalidades relativas ao AVCB.

Para que Ter

A obtenção do AVCB é imprescindível à regularização de qualquer tipo de empresa com sede física, é elemento fundamental para a obtenção de outros tipos de documentos importantes como o Alvará de Funcionamento e o AVS.

O Corpo de Bombeiros atesta aos órgãos públicos estatais e municipais a segurança do estabelecimento, e permite assim, a circulação regular de pessoas e bens dentro das edificações.

Além disso, não somente o Corpo de Bombeiros e a PMSP têm legitimidade legal para exigi-lo, como também outros órgãos e instituições, tais qual a Delegacia Regional do Trabalho e a Vigilância Sanitária.

E ainda, na hipótese de incêndios ou situações críticas, caso configurada a falta ou não renovação do AVCB, pode o responsável pelo uso da edificação ser responsabilizado cível e criminalmente.

No primeiro caso, por exemplo, pode a seguradora eximir-se de pagar o prêmio do sinistro, tendo-se a presunção absoluta de falta de segurança por parte da empresa irregular.

No âmbito criminal, se qualquer funcionário ou consumidor sofrer lesões nas imediações de uma edificação não regularizada, a responsabilidade penal de seu responsável é configurada, mesmo que, por muitas vezes, a tarefa de regularização do imóvel através do AVCB, Alvará de Funcionamento tenha sido delegada a um terceiro.

Qual a validade?

A validade do AVCB varia de 1 a 5 anos, dependendo da atividade desenvolvida e de fatores como o risco além do número de pessoas circulantes nas edificações.

Após este período, o documento deve ser renovado, mediante nova aprovação dos elementos de segurança pelo Corpo de Bombeiros de São Paulo.

Como obter?

Solicite um orçamento específico para sua empresa. Agendamos visita presencial sem compromisso.

A COSTACURTA & FANTUCCI oferece total apoio ao cliente desde a elaboração e aprovação do Projeto Técnico Contra Incêndio junto ao Corpo de Bombeiros, instalação e manutenção de sistemas contra incêndio, atendimento a Comunique-se até a efetiva obtenção de seu AVCB.

Entre em contato e solicite mais informações ou orçamento para sua necessidade

Contato
11 99961-9403